O final do ano é marcado pelas inúmeras manifestações que utilizam as cores e suas correspondências com os gêneros masculino e feminino para ressaltar a importância do cuidado com a saúde com foco na prevenção do câncer.
Para as mulheres o outubro rosa remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo e cujo lançamento data aos anos 90. Apresenta como objetivo conscientizar a população quanto a necessidade dos cuidados com a saúde das mulheres, em especial a prevenção do câncer de mama. Para os homens, desde 2003 quando surgiu na Austrália aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro), o novembro azul tem como objetivo conscientizar os homens para a necessidade de cuidados com a saúde em geral; com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, na tentativa da quebrar o preconceito quanto ao exame do toque retal. Apresenta como símbolo o bigode do Mário Bros, lendário personagem dos desenhos e jogos de viodegame.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer de 2014, o câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre os homens enquanto o câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre as mulheres; excluindo os tumores de pele não-melanoma. Ambos apresentam idade e história familiar como principais fatores de risco.Dessa forma, ainda que as campanhas estejam mais voltadas para grupos etários específicos, isso não significa que mulheres e homens de todas as idades não devam ter olhar atento para os primeiros sintomas dessa doença, para o valor da prevenção primária e do diagnóstico precoce.
Nesse contexto, o Laboratório CIAP apoia as campanhas do outubro rosa e novembro azul ressaltando que os cuidados com a saúde não estão restritos a algum mês ou dia específico. Consultas médicas regulares e hábitos de vida saudáveis são atitudes que devem ser contínuas em nossas vidas; sendo as cores emblemáticas das campanhas apenas um sinal de alerta e estímulo para os cuidados com a saúde da população em geral.